Ajuda em Trabalho Escolar

Ola meu nome é Vinícius Vieira sou um brasileiro de 15 anos e estou escrevendo um diário sobre uma menina portuguesa Para meu trabalho de Língua Portuguesa.
Estou procurando ajuda de algum português para implementar meu texto com girias e o palavreado português
Alguém para me Auxiliar?

Olá, Vinícius! Antes de mais, bem-vindo ao fórum!

Uma boa ideia seria dar-nos exemplos de expressões e frases brasileiras que a tua personagem pudesse usar, e talvez assim te conseguíssemos arranjar uma “tradução” em contexto.

Vou perguntar com parágrafos do meu texto e se possível me de uma gíria ou palavra correspondente. (relembrando que é um diário)

‘A escola é bem estranha muito barulhenta, Eu tenho um modo de falar bem diferente das outras crianças, será que isso vai mudar?

Papai e mamae brigaram ontem tive medo sera que eu posso ajudar nos problemas deles?
Fico feliz de escrever perto da janela, parece que estou brilhando sobre o luar… queria alguem comigo para compartilhar o momento, mas ‘‘Nem todo mundo tem amigos’’

Semana passada fui abordada deveria ter contado isso no diario mas fiquei com medo da mae ler, me pediram meu bilhete de identidade, nao ando com ele por ai porque eu andaria com o meu Rg? Poxa eu so tenho 12 anos.’

Aqui ficam algumas sugestões:

• A escola é bem estranha -> muito estranha
  • bem diferente -> muito diferente
  • Papai e mamae -> O meu pai e a minha mãe (ou “O papá e a mamã”, se for uma rapariga pequena)
  • parece que estou brilhando -> a brilhar (em Portugal não usamos muito gerúndio, com excepção talvez do Alentejo; por isso sugiro que troques palavras acabadas em “ando” pela forma no particípio passado, muito mais comum)
  • Nem todo mundo tem amigos -> toda a gente
  • me pediram -> pediram-me
  • bilhete de identidade -> cartão do cidadão
  • porque eu andaria -> porque é que havia de andar
  • Rg -> presumo que te refiras ao cartão do cidadão? Se sim, então CC também é usado por nós.
  • Poxa -> Bolas (é a interjeição mais comum equivalente a poxa na minha opinião)
1 Like

Muito obrigado meu trabalho vai ficar bem melhor :grin:
quer noticias depois?

Claro, pelo menos saber se correu bem!