[Ajuda] Smartphones usados

(Miguel Silva) #1

Boa noite a todos!

Tenho andado a pensar substituir o meu smartphone Android (já com 3 anos) por um iPhone. Parecem-me smartphones ótimos: melhores garantias de segurança e integração entre dispositivos (já uso um MacBook para trabalhar). Mas o preço de um novo… é bastante elevado :smile:

Vi recentemente algumas lojas que vendem smartphones usados por um preço mais barato… Mas será que são de confiança? Comprar no OLX deve ser uma experiência que… nem sempre corre bem. Alguém com esta experiência me consegue recomendar uma dessas lojas? Muito obrigado!

2 Likes

(Guilherme Borges) #2

Olá!
Apesar de nunca ter recorrido (ou conhecer alguém) que tenha recorrido a essas lojas, investiguei um pouco e encontrei duas: Forallphones e CeX.

Visto que são lojas físicas terão de ter algum tipo de garantia e proteção ao cliente. Segundo os respetivos sites, a primeira loja diz ter garantia de um ano (excluindo, claro, danos acidentais); a segunda loja dá uma garantia de 2 anos, mas, a partir dos 6 meses, o valor a devolver será o “o valor actual, ou original (sempre no valor mais baixo)”. Por isso, mais atenção na segunda, visto que o preço poderá desvalorizar… :slightly_smiling_face:

Em relação ao OLX partilho das mesmas preocupações… Visto que ninguém “está obrigado a nada”, já conheci vários casos de burla, e também já passei por situações menos agradáveis…

3 Likes

(Gonçalo Tomás) #3

Bem vindo ao Fórum Português, Miguel!

Tenho um OnePlus 3 que já tem quase 3 anos e como a minha bateria não funciona muito bem já pensei em substituí-lo. Claro que os iPhones são aliciantes, e já pensei em comprar um. Sou membro de um ou dois grupos de vendas e trocas Apple no facebook, e posso dizer que nesses grupos existem pessoas que gostam de andar sempre com o último modelo e vendem dispositivos com alguma frequência. Se formos assíduos num grupo destes durante um período de alguns meses conseguimos identificar os melhores vendedores facilmente, e eu diria que deve ser seguro comprar a uma pessoa destas.

Em geral, aplico algumas regras antes de considerar comprar um usado:

• Existe alguma prova de compra (e.g. fatura, vale oferta)?
  • O vendedor tem a caixa do telemóvel? O IMEI que vem na caixa bate certo com o do telemóvel?
  • Há problemas em ligar o telemóvel para experimentar? Existe algum bloqueio pendente (e.g. iCloud)?
  • O vendedor está disposto a fazer o negócio em mãos?

Eu costumo guardar as caixas todas dos telemóveis que compro (também não ocupam muito espaço…) e guardo a prova de compra dentro da caixa. Se houver um problema e for preciso ativar a garantia, é só procurar a caixa. Ao comprar um telemóvel usado, não ter caixa para mim levanta algumas suspeitas. Se além da caixa não houver prova de compra então nem considero. Sem nenhum desses documentos nem sequer se sabe se não será roubado!

Por outro lado fico um pouco mais relaxado se o vendedor estiver disposto a entregar o equipamento em mãos. Se o negócio for presencial podemos verificar todos os documentos, se o telemóvel liga com o nosso cartão, se faz chamadas, etc. Só é preciso ter em mente que se devem escolher sítios públicos e vigiados, por exemplo centros comerciais.

Tendo estas precauções, acho que se consegue comprar um usado em segurança! :wink:

3 Likes

(Miguel Silva) #4

Muito obrigado aos dois pelos conselhos! Vou certamente ter essas opções em conta quando comprar o meu próximo smartphone :slightly_smiling_face:

Agora é uma questão de ver quando é que aparece um “barato”, mas não demais, claro :laughing:

2 Likes

(João Pedro) #6

É como o @goncalo diz, se o negocio for feito em mãos tem tudo para correr bem. Já comprei dois telemóveis pelo OLX e nunca tive problemas (também já vendi um)

1 Like

(Joaquim Manuel Ferreira Tomás) #7

Uma questão muito importante nos usados de confiança. Têm de dar 1 Ano de garantia, comprem em lojas que passem fatura, assim têm de lei 1 ano de garantia, mesmo que a loja diga ou escreva que só tem 6 meses. De lei é um ano.

Depois também há uma coisa que é os swaps são telemóveis novos com 2 anos de garantia mas sem acessórios. Podem ver um exemplo de um IPHONE a 79€ nessas condições aqui:

Boas compras?

2 Likes

(João Pedro) #8

Explique la isso melhor o que é um telemovel swap? Vem na caixa sem acessorios? Como é que isso é novo???

0 Likes