Almada admite prejuízos de 5M€ com festival Sol da Caparica

O município de Almada, em declarações à agência Lusa, revelou que ao longo das cinco edições do festival Sol da Caparica – tendo a primeira ocorrido em 2014 – foi acumulando um prejuízo no montante total de cerca de 5 milhões de euros. Só na última edição de 2018, foram investidos 1,7 milhões de euros pela Câmara Municipal de Almada para a realização do festival, tendo trazido “apenas” 765 mil euros em receitas.

Perante alguma incerteza, a CMA confirmou ainda que a edição deste ano se irá realizar, mas deverá ter um promotor diferente. O novo promotor, ainda por escolher, será responsável por angariar patrocínios, gerir as contas das redes sociais e ainda toda a gestão mais prática que inclui a montagem de equipamento, colocação de sinalética, etc. Desconhece-se ainda se haverá algum interessado pela gestão do festival, mas o município de Almada conta alocar uma verba até 70 mil euros para ajudar a fazer com que o Sol de Caparica se realize novamente em 2019.

2 Likes

(Gonçalo Tomás) #2

Pergunto-me porque é que ano após ano não foram tomadas medidas para minimizar o prejuízo. Perder 1M€ em média por edição do festival é surreal… Se a iniciativa não consegue movimentar dinheiro suficiente devia ser terminada.

Enquanto morador da Costa, é um pouco difícil ter uma opinião forte sobre o festival. Por um lado, ajuda a colocar a nossa cidade no mapa, traz imensos turistas e imagino que influencie o comércio local durante os dias do festival. Por outro lado, o facto do prejuízo ser tão alto faz-me crer que, fosse este valor usado para outro fim, como por exemplo a extensão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica, seria melhor para a cidade do que alojar o festival.

0 Likes

(Diana Pereira) #3

Eu gosto imenso de passear no parque urbano aos fins de semana e acho que fecham o parque muito cedo para o festival. Existe um pequeno espaço infantil e um parque canino e nas duas ou três semanas antes do Sol da Caparica fica tudo fechado. Eu preferia que o festival fosse noutro sítio.

1 Like