Apple admite problemas com teclados nos novos Macbook Pros

Notícia via theINQUIRER.

A Apple admitiu recentemente que uma percentagem “pequena” da sua linha de portáteis mais cara tem tido problemas com teclados: problemas que incluem teclas presas, o não registo de uma tecla em particular ou a duplicação de caracteres na introdução de texto.

A declaração da Apple aparece depois de 3 processos em tribunal por parte de grupos de utilizadores, bem como uma petição assinada por mais de 30.000 pessoas. Em causa estarão os novos teclados com um mecanismo “borboleta”, que devido à sua pequena altura estão especialmente vulneráveis a sujidade e pó, que leva à degradação e falha de teclas individuais.

Nas habituais atualizações de hardware anuais, a Apple acrescentou ainda uma membrana como tentativa de impedir que entrassem particulas para a zona de contacto do mecanismo borboleta, mas mesmo depois desta alteração continuam a chegar queixas dos utilizadores. Dentro da indústria do design e da informática, a Apple tem uma forte reputação por fabricar dispositivos de alta qualidade com um longo tempo de vida, mas é possível que depois de tantas queixas que esta reputação seja abalada.

1 Like

(Gonçalo Tomás) #2

Infelizmente caio na lista de utilizadores destes novos portáteis e já tive problemas com o meu teclado (Macbook Pro 2016). Esta questão não é tanto relacionada com a existência de avarias – qualquer portátil, Apple ou não, tem probabilidade de ter uma avaria. O cerne da questão relaciona-se com a frequência destas avarias: apesar da Apple dizer que “uma pequena percentagem” dos portáteis sofre deste problema, eu posso dizer que a maior parte das pessoas que conheço que usam Macbook Pros com este teclado tiveram problemas.

O meu caso é ainda mais caricato. Submeti o meu portátil para arranjo dentro do período da garantia e o relatório de arranjo dizia que foi aspirada a zona do teclado para remoção de particulas. Eu gosto de comparar isto a uma reparação de um carro: tenho um veículo com uma fuga de óleo, vou a uma oficina e depois o relatório do mecânico é “Encheu-se o reservatório de óleo”. É anedótico!
No meu caso, cheguei a casa, voltei a experimentar o teclado e verifiquei imediatamente que a tecla do espaço, que antes funcionava normalmente, agora registava em duplicado depois da aspiração. E como a minha experiência parecem haver várias, já que existem vários relatórios de utilizadores que vão na segunda ou terceira reparação e continuam com problemas.

Existe ainda um estudo interessante (pouco científico…) feito por um utilizador que fez um inquérito dentro da sua empresa para saber quantos portáteis estariam afetados. Os resultados? Bem…:

Cerca de metade afirmam ter problemas no contexto de uma empresa. No Reddit um reparador autorizado Apple afirma que cerca de metade das reparações totais são Macbook Pros com teclados avariados:

Termino com uma votação pública feita também no Twitter:

Se todas estas respostas forem legítimas, parece que 64% dos utilizadores tiveram problemas, e nem todos os utilizadores enviam os seus portáteis para reparação. O autor de todos estes tweets, David Hansson, publicou ainda um artigo que achei extremamente interessante e recomendo a sua leitura.

Sendo estes portáteis dos mais caros do mercado, acho justo que alguns utilizadores peçam que seja feita uma chamada de recolha (estilo o que é feito com alguns carros quando são detetados defeitos de fabrico) juntamente com uma reparação eficaz. O que era para mim uma ferramenta de trabalho essencial rapidamente perde a sua importância se não puder confiar no seu funcionamento normal, especialmente com reparações inúteis. Vou no meu terceiro Macbook, antes deste problema nunca tive razão de queixa a nível de hardware ou de reparações, mas não sei se o meu próximo portátil será Apple.

1 Like

(João Pedro) #3

O meu E e o P deixaram de funcionar, quase ao mesmo tempo. Segui o guia oficial da Apple para limpar o teclado e voltaram a funcionar. Nunca mais tive problemas.

1 Like

(Fred Fernandes) #4

Eu uso o meu macbook pro 2019 ligado a um monitor e uso teclado e rato externos e ainda não tive problemas felizmente

0 Likes

(Gonçalo Tomás) #5

Bem vindo ao Fórum Português, João!

Penso que esse guia ainda não existia quando tive problemas com o meu portátil, não tenho a certeza. Pode ser bastante útil para o futuro! :slight_smile:

0 Likes

(Miguel Silva) #6

De facto tive o mesmo problema, mas quando o levei a reparar ninguém perguntou nada, disseram que era um problema conhecido, ficaram com o computador e passados 15 recebi-o reparado (com toda a parte do teclado “nova”). Neste caso foi na Worten do Colombo, só tenho a recomendar.

3 Likes

(João Pedro) #7

Pergunto por curiosidade – desde que veio “reparado” voltaram a haver problemas com o teclado??

0 Likes

(Miguel Silva) #8

No meu caso tem funcionado perfeitamente, @joaopedro

2 Likes