Avaliação do Código Secreto (Vlaada Chvátil)

(Gonçalo) #1

Hoje olhamos em detalhe para o Código Secreto, desenhado pelo checo Vlaada Chvátil, conhecido internacionalmente por outros títulos como Through the Ages: A Story of Civilization, Space Alert, Mage Knights e Galaxy Trucker.

Descrição:

Para um jogo justo e equilibrado são necessários 4 jogadores divididos em duas equipas. 2 jogadores (um de cada equipa) são eleitos “capitães” e têm de distribuir pistas aos jogadores da sua equipa que os levem a adivinhar 8-9 palavras numa grelha de 5 por 5. Vamos imaginar que são estas as palavras:

Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 Coluna 4 Coluna 5
cão moeda França rosa líquido
caderno prego frio vinho bicicleta
queda moinho norte tigela parque
Vénus dossier chocolate ferida botão
banana escadote praça agulha faca

É dado um único cartão aos capitães das duas equipas que identifica na grelha quais as palvras que cada equipa vai ter de adivinhar. De notar que cada equipa adivinha palavras diferentes da grelha. Um exemplo:

Equipa 1 (joga primeiro): moeda, França, líquido, queda, chocolate, ferida, botão, agulha, faca
Equipa 2: rosa, caderno, frio, vinho, bicicleta, moinho, norte, parque

Restam 8 palavras, das quais 7 são neutras e 1 causa uma derrota imediata para a equipa que a selecionar. Vamos considerar que a palavra mortal é “dossier” no nosso exemplo.

Os capitães tomam turnos a indicar pistas aos membros da sua equipa seguindo uma fórmula simples – diz-se uma palavra e um número. O capitão da equipa 1 poderia dar a pista “coser: 2”, para indicar que existem 2 palavras na grelha que se relacionam com “coser” e que têm de adivinhar. Os outros membros da equipa terão de chegar à conclusão de que o capitão se referia às palavras “agulha” e “botão”. De seguida o capitão da equipa 2 podia dar a pista “estacionar: 2”, referindo-se a “bicicleta” e “parque”. Apesar desta pista ser mais complexa que a anterior, há sempre um incentivo de relacionar o maior número de palavras possíveis para encontrar todas as pistas antes da equipa adversária.

Uma das formas que a equipa 1 poderia perder seria se o capitão desse a pista “corte: 2” tentando ligar “faca” e “ferida” e o resto da equipa selecionasse “tigela” como uma das opções (referenciando o famoso corte de cabelo à tigela). Apesar de poder parecer improvável, quem já jogou Código Secreto sabe que às vezes acontece! O capitão deve sempre dar pistas que não se relacionem com a palavra mortal.

Número de jogadores: :man::woman: 3 ou mais (melhor: 6-8) :woman: :man:

Tipo de Jogo: :muscle: Competitivo :muscle:

A primeira equipa a adivinhar todas as suas palavras através das pistas do capitão é a vencedora. Apesar de haver uma competição entre duas equipas, não é possível dificultar a vida da outra equipa, o que pode ser considerado um bónus em grupos hiper-competitivos.

Duração do jogo: :clock10: ~30 min :clock10:

No meu grupo jogámos sempre o Código Secreto sem usar a ampulheta opcional, o que prolongou um pouco a duração do jogo. Nas várias ocasiões em que o Código Secreto foi trazido para a mesa, nunca foi jogado apenas uma vez. Há sempre uma desforra ou algo que convida sempre ao próximo jogo, o que faz com que este seja um dos jogos que mais vezes jogamos.

Dependência da Língua: :warning: Total :warning:

O jogo baseia-se em adivinhar as palavras certas numa grelha de 5 por 5 usando apenas sinónimos ou outro tipo de pistas que interliguem várias palavras. Se o jogo for comprado noutra linguagem, todos os jogadores precisam de conhecer a linguagem, tanto para dar pistas como para as compreender.

Simplicidade das Regras: 8/10

Alguns jogos de tabuleiro conseguem ser incrivelmente complexos, mas o Código Secreto felizmente não é um desses. Quando se joga para adivinhar pistas é extremamente fácil de compreender, e facilmente se descobrem todos os pormenores das regras (que não são muitos).
Nesta páscoa tivémos um momento engraçado, em que um dos avós não quis jogar porque “esses vossos jogos são muito complicados”, mas depois de uns quantos jogos a assistir acabou por participar. Escusado será dizer que parece interessante, e que é possível aprender as regras no lugar de espectador.

Versatilidade de Equipas: 8/10

Considerando apenas as opções para 4 ou mais jogadores, o Código Secreto escala bem até cerca de 8 pessoas. Basicamente, vão-se adicionando pessoas ao grupo que adivinha as pistas, e o grupo tem de discutir entre si quais das opções parecem mais prováveis. Noto que noutros jogos (e.g. Risco) existe imensa volatilidade quando se experimenta um número de jogadores, mas o Código Secreto parece ficar mais divertido quantos mais jogadores se juntam à mesa.

Elemento Social: 9/10

Gosto imenso do tipo de jogos que geram conversas e momentos engraçados, e o Código Secreto trouxe-me imensos momentos desses. A cara do capitão que vai do sorriso ao desespero quando vê que os seus colegas acabaram de dar o jogo à equipa adversária; a risada e a longa conversa entre todos quando alguém dá uma pista parva, ou melhor, quando alguém escolhe uma palavra que não se relaciona minimamente com a pista dada – tudo isto são momentos que geram barulho e conversa que deixa todos com um sorriso na cara e que não causa embaraço a quem perde. E não importa quem ganha, porque quem perde pede sempre desforra. :slight_smile:

Conteúdo: 7/10

Na caixa vêm centenas de pequenas cartas com palavras diferentes em cada lado, o que faz com que hajam sempre novas combinações de palavras numa sessão de Código Secreto. Algumas palavras podem ter sido acidentalmente traduzidas para Português Brasileiro; essas palavras acabam por se distanciar das outras, tornando difícil a criação de pistas que inclua essas palavras. Dito isto, podem sempre ser postas de parte as palavras que não se conheçam ou que pareçam estranhas – e com tantas alternativas na caixa a classificação nesta categoria continua a ser muito boa.

Extensibilidade: 8/10

É trivial acrescentar novas palavras a um jogo, basta escrevê-las em pedaços de papel e juntá-las à caixa. Desta forma conseguem-se fazer jogos temáticos facilmente (por exemplo, uma grelha apenas com nomes de filmes, ou com super-heróis), o que acrescenta um novo nível de jogabilidade. Acontece que já existem outras versões do Código Secreto (Imagens, Dueto) que são novas implementações do jogo com regras diferentes no Dueto ou com uma mecânica diferente no caso do Código Secreto: Imagens. Apenas um subconjunto das novas versões (e.g. Disney, Harry Potter) funciona como expansão ao jogo original, e é por isso que não dou pontuação máxima nesta categoria.

Classificação final: :star: 4/5 :star:

Observações:

Se existem duas pessoas no grupo que às vezes não se dão bem, ponham-nas em equipas diferentes ou então as duas a adivinhar pistas (para evitar conflitos).
Existe uma dinâmica fantástica entre irmãos que é digna de se ver durante os jogos de Código Secreto. Se tiverem uma boa relação os irmãos podem ser uma equipa difícil de vencer, porque pensam de forma parecida, ou sabem analisar o que o mano/mana quis dizer com a pista.

Preço: :moneybag: 18,90€ :moneybag:

Conclusões:
Parece que os jogos de tabuleiro estão lentamente a regressar às casas portuguesas e com boa razão. O mercado parece estar a ficar mais competitivo, e isso é excelente para quem compra. Por menos metade do preço do Monopoly ou do Risk consegue comprar um jogo que certamente será mais divertido e terá mais uso. Uma excelente opção de entrada para o mundo dos jogos de tabuleiros!

2 Likes
(Diana Pereira) #2

Adorei a review! Acho que está super completa e fácil de perceber :blush: Obrigada!

1 Like
(Miguel Silva) #3

Gostei da review! Parece o jogo perfeito para uma noite em família, e provavelmente não descamba como no monopólio :laughing:

1 Like
(Guilherme Borges) #4

Excelente trabalho na review! Partilho da opinião que de facto não descamba @miguel_silva. É perfeito para tirar gargalhadas sem muito esforço!

1 Like
(Gonçalo) #5

Obrigado pelo feedback positivo! Para a próxima semana devo conseguir escrever uma review do Cards Against Humanity antes do feriado :slight_smile:

1 Like
(Gonçalo) #6

A review do Cards Against Humanity sai amanhã!

1 Like