Avaliação do Memoir 44: Mediterranean Theater (Expansão)

Esta expansão de Memoir '44 cobre os cenários da segunda guerra mundial que levou o exército Britânico e os seus aliados a combater no Norte de África contra um imponente adversário também ele multi-nacional: os exércitos Alemão e Italiano. Os cenários de jogo incluídos alteram ligeiramente as regras de movimento para simular a vantagem que tinha o exército Alemão na altura e oferecem também características únicas aos Britânicos relacionados com a sua resistência e tenacidade.

Descrição

Esta pequena caixa de Memoir '44 oferece bastantes cenários do teatro de guerra mediterrânico e também as figuras do exército Britânico. As batalhas ocorrem exclusivamente em terreno arenoso, semelhante a um deserto, pelo que a expansão se joga melhor com o tabuleiro de Deserto/Inverno, disponível separadamente, do que com o tabuleiro original do Memoir '44.

Memoir '44: Mediterranean Theater mantém o formato do jogo original, colocando 2 jogadores um contra outro, utilizando apenas as figuras incluídas na caixa e o exército Alemão. A guerra no período de 1941 até 1942 não conta com a participação dos Americanos neste território, pelo que esse exército não figura em nenhuma batalha da expansão.

A expansão inclui 44 hexágonos de terreno com versões desérticas de colinas, escarpas, trincheiras, estradas, entre outros. Este terreno utiliza as mesmas regras de movimento e ataque que outros terrenos incluídos no jogo base e outras expansões, pelo que não é necessário memorizar novas regras.

Análise

Alguns dos cenários incluídos limitam a movimentação dos blindados Britânicos para simular a desvantagem que tinham face aos tanques Alemães. Os jogadores são transportados ao longo da história da campanha no Norte de África, onde o General Bernard Montgomery é colocado contra forças do Eixo controladas por Erwin Rommel, discutivelmente um dos melhores generais do exército Alemão.

Esta parte da história é importante para perceber que a guerra entre os Aliados e forças do Eixo não se limita à Europa após os desembarques do Dia-D como os filmes nos poderiam levar a crer, mas que até lá haviam sido travadas imensas batalhas, não só em território europeu mas também no Norte de África.

As batalhas que são incluídas na expansão têm características diferentes do jogo base, introduzindo o conceito de “sair do tabuleiro”, em que é atribuído um ponto de vitória por cada unidade que conseguir movimentar-se até hexágonos estratégicos no limiar do tabuleiro e sair de jogo. Este conceito é usado para representar uma retirada bem sucedida, um flanqueamento ao inimigo ou simplesmente a chegada a uma localização estratégica. Este tipo de táticas não está presente no jogo original e apresenta um elemento de novidade que é refrescante para quem joga o jogo há muito tempo.

Cada cenário mantém-se entre os 30-60 minutos de jogo e há também cenários criados pela comunidade. Além dos cerca de 70 cenários oficiais para esta expansão (apenas uma dúzia aparece no livrete de cenários da expansão), os fãs de Memoir '44 criaram aproximadamente 750 cenários que podem ser consultados neste link. Com este número de cenários, parece-me que não faltará o elemento de jogabilidade com o exército Britânico.

Combinação com outras expansões

Uma das últimas expansões que saiu para o Memoir '44 foi o Through Jungle and Desert em 2018, que felizmente também está na minha coleção. Esta expansão trás um conjunto de cartas de combate no deserto que apimentam o jogo neste tipo de cenários e que permitem jogar cartas no turno do adversário para causar imprevistos como tempestades de areia, problemas mecânicos, etc. Estas cartas são originalmente desenhadas para jogar nos cenários de deserto incluídos na própria expansão, mas também podem ser usadas nos cenários de Mediterranean Theater. Cá por casa ficámos fãs das cartas de combate no deserto, e usámo-las em todas as batalhas que conseguimos, excepto as que travámos com novos jogadores para simplificar o jogo.

Talvez a expansão de Memoir '44 mais procurada para jogar em grupo, D-Day Landings é um pacote de mapas pré-imprimidos em formato gigantesco que permite criar uma experiência de até 12 jogadores em que é travada a batalha dos desembarques na Normandia, precisando de quantias absurdas de figuras para poder ser jogada na totalidade. Ora, a invasão da Normandia pelos Aliados misturou o exército Canadiano, Britânico e Americano, e são utilizadas figuras do exército Britânico para representar os Britânicos e Canadianos na expansão D-Day Landings.

Conclusão

Memoir 44: Mediterranean Theater é uma excelente adição que representa uma parte importante da segunda guerra mundial que tipicamente aparece sub-representada face às batalhas mais famosas da guerra. O exército e figuras incluídas podem ser jogadas com outras expansões e há centenas de cenários disponíveis para jogar com os Britânicos. O combate no deserto de Mediterranean Theater ensina-nos algumas mecânicas novas como as retiradas ou a passagem por campos de minas inimigos e torna-se assim indispensável para quem quer experimentar novas batalhas no sistema de Memoir '44.

1 Like