Avaliação do Memoir '44

Depois de um período de descanso, esta avaliação continua a minha série de jogos de tabuleiro e neste tópico descrevo o que eu considero ser o melhor jogo de tabuleiro que joguei. Talvez tenha sido o meu gosto particular por temas bélicos e pela história das duas grandes guerras que me faça gravitar para jogos de guerra, mas posso dizer com confiança que sem ser a minha avaliação existem centenas de jogadores satisfeitos que poderão atestar a minha opinião.

Descrição:

O Memoir '44 é um jogo de guerra baseado na segunda guerra mundial e consiste na colocação de hexágonos de terreno num tabuleiro, de modo a simular um cenário particular de batalhas que ocorreram entre 1944 e 1945. O jogo vem com dois pacotes de tropas em plástico de cores diferentes,
um para as tropas aliadas e outras para as tropas nazis. Tanto os soldados como os tanques que vêm incluídos são representações fidedignas dos uniformes e armamento usado na época, que dá um tom realista ao campo de batalha:

mm_img2

Dois jogadores colocam os hexágonos de terreno e as tropas de acordo com as instruções para cada cenário individual. O campo de batalha está dividido em 3 secções, uma central e dois flancos. Cada jogador tem em sua posse um número variável de cartas e dá as ordens à vez usando as suas cartas. Existem várias cartas diferentes, algumas permitem mover e atacar tropas apenas num flanco enquanto outras permitem avançar um número fixo de tropas em todas as secções. O jogo termina quando um jogador chegar ao limite de pontos de vitória (determinado por cada cenário). Os pontos de vitória são conquistados ao eliminar um hexágono de tropas inimigas ou quando se conquista e defende pontos estratégicos.

Número de jogadores: :man::woman: 2 (com expansões para 2-8) :woman: :man:

Na versão que vem na caixa, temos conteúdo para duelos entre dois jogadores. O manual de instruções também inclui um livrete cheio de cenários, algumas das batalhas mais importantes da 2ª guerra mundial, que incluem o desembarque na Normandia, que ocorreu há exatamente 75 anos atrás. Existem expansões, que vou ter de abordar noutra secção (e noutro tópico…) que acrescentam outros “teatros” de guerra, como o pacífico, entre os americanos e os japoneses, o mediterrânico, entre os aliados e os nazis e italianos, entre outras. Existe ainda uma expansão chamada Overlord, que usa um tabuleiro com o dobro do tamanho e em que podem jogar entre 2 a 8 jogadores. Este modo de jogo funciona dividindo os jogadores por zona de batalha (ex. 1 jogador por flanco/secção com 6 jogadores), e havendo em cada equipa um general que ordena cada uma das secções a tomar ações.
Só tive a oportunidade de experimentar o jogo base, mas faço planos de experimentar a variante Overlord em breve.

Tipo de Jogo: :muscle: Competitivo :muscle:

Sendo um jogo de guerra, não há aqui grandes surpresas: este jogo é competitivo. Neste caso é sempre uma competição entre 2 equipas e não há conquistas individuais, inclusive nas variantes de mais que 2 jogadores.

Duração do jogo: :clock10: ~30 min :clock10:

A duração de cada jogo depende sempre do cenário que está a ser simulado, bem como a estratégia de ambos os jogadores. Se ambos os jogadores optarem por estratégias defensivas para não darem pontos de vitória ao adversário é possível que o tempo de jogo se estique até aos 60 minutos, mas não mais que isso. Isto na versão base, de dois jogadores, que foi a que tive oportunidade de experimentar.

Dependência da Língua: :wave: Média :wave:

A minha cópia do jogo é escrita em Inglês, e o componente que está mais dependente da língua são as cartas com que se jogam. Normalmente, isto seria suficiente para colocar a dependência como “Total”, mas desta vez não o fiz porque o jogo também tem versões em Espanhol e Francês. Claro, é uma pena não poder jogar o jogo em Português, mas havendo várias opções de escolha deve ser mais fácil para quem não sabe ler em “estrangeiro” :slight_smile:

Simplicidade das Regras: 8/10

O Memoir '44 está desenhado de uma forma genial que permite colocar um jogador experiente a ensinar outro jogador sem demorar mais de 5 minutos. Além disso, um jogador experiente não tem uma vantagem titânica sobre outro devido ao fator de aleatoriadade associado com o jogo (ver secção Conteúdo). Com isto não quero dizer que o jogo não tenha complexidade nenhuma. Pelo contrário. À medida que os jogadores vão ganhando experiência, vão podendo perceber quais as regras e vantagens associadas a lutar em diversos tipos de terreno.

Tenho de confessar que nem todas as dúvidas podem ser esclarecidas do manual devido às inúmeras combinações diferentes de terreno e combate que se criam durante vários jogos. Isto é algo que pode ser um pouco irritante para jogadores menos pacientes, mas no meu caso, uma consulta rápida através do Google foi suficiente para complementar o manual.

Versatilidade de Equipas: 8/10

Sendo um jogo originalmente concebido para 2 jogadores, não parece haver grande flexibilidade para equipas de tamanho diferente. Mas se considerarmos as mais de 20 variantes e expansões que existem, algumas delas incluindo componentes de guerra aérea e suporte para até 12 (doze!) jogadores, há forte justificação para dar uma boa pontuação nesta categoria. O lado negativo, se quisermos ser realistas, é mesmo a quantidade de expansões que existem, sem haver um caminho óbvio para quem quer começar a sua coleção de Memoir. É difícil saber se são necessárias várias cópias do jogo base para jogar a versão Overlord, que tabuleiros (existem vários) são precisos para jogar diferentes “teatros” de guerra, e qual deverá ser a ordem de compra das expansões para quem não as queira comprar todas de uma vez.

Elemento Social: 10/10

Posso dizer que um dos maiores riscos para comprar jogos de guerra, no meu caso, é a potencial falta de adversários. Jogo todos os meus jogos de tabuleiro com amigos e família, e há poucas ocasiões em que possa experimentar um jogo a dois sem ser com a minha noiva. Mas… Boa sorte em convencê-la a jogar um jogo de guerra! Depois do jogo ter chegado, calhou-me essa difícil tarefa, e lá consegui jogar o primeiro jogo de Memoir com ela. Eu joguei com os nazis, ela com os aliados, e dos cerca de 10 jogos que jogámos juntos acho que só ganhei um único jogo. E não foi por falta de tática minha, foi simplesmente por sorte dela, azar meu, ou uma combinação dos dois! De vez em quando, depois de jantar lá recebo um desafio para ir mais uma vez à desforra. Foi uma agradável surpresa saber que, além das derrotas no Memoir não serem esmagadoras (porque o objetivo é conquistar pontos de vitória e não aniquilar o adversário), também foi excelente para mim ter conseguido tirar bom partido do dinheiro que gastei neste jogo e não ser mais um que se compra e que fica arrumado na prateleira indeterminadamente…

Sem ser esta minha história, há dezenas de outras espalhadas por grupos de fãs do jogo no facebook. Desde que comprei o jogo que sigo um dos grupos, e há imensas histórias de pais que jogam este jogo com os filhos, a partir dos 7-8 anos, e, da mesma forma que eu, sofreram grandes derrotas contra pequenos generais, o que deve gerar uns momentos engraçados com os mais novos.

A mera existência de grupos ativos de fãs do jogo 15 anos depois do lançamento original, os torneios internacionais que se realizam nos Estados Unidos, França, Reino Unido e Europa do Norte e as histórias que mencionei anteriormente justificam a nota máxima que dei nesta categoria.

Conteúdo e Extensibilidade: 10/10

É difícil listar todo o conteúdo do Memoir '44, por isso vou restringir-me ao contéudo que está incluído no jogo base. O jogo traz uma série de cenários de destaque mas existem centenas de cenários produzidos por fãs do jogo que expandem as possibilidades de jogo, mas nem todos são jogáveis com o pacote base.

Tabuleiros:

O jogo base traz um tabuleiro com duas faces, uma para cenários de desembarque numa praia, mostrado acima, e a outra para cenários genéricos, representado por uma zona verde:

Talvez este tabuleiro seja suficiente para jogadores normais, mas tanto os puristas como os entusiastas vão querer ter um segundo tabuleiro, com uma face para um terreno desértico e outra para batalhas no gelo do inverno, para jogar as batalhas que realmente se passaram nesse tipo de terrenos. Mas já que se compra o segundo tabuleiro também faz sentido comprar o pacote de terreno, que traz um conjunto significativo de hexágonos de terreno em todos os tipos. Isto leva-nos bem ao segundo ponto do conteúdo.

Terreno:

No Memoir '44 há hexágonos com florestas, arbustos, montanhas, cavernas, grutas, estradas, pontes, rios, e muito mais. Tipicamente, cada hexágono colocado no tabuleiro representa não só um pormenor geográfico, mas também tem regras de combate associados. Para cada tipo de terreno existe uma carta de referência que indica quais as regras de combate dentro ou através desse tipo de terreno. Os hexágonos de terreno incluídos no pacote base têm terrenos diferentes em cada face e permitem obviamente jogar todos os cenários listados no manual, mas poderá ser precisa uma ou mais expansões para jogar cenários comunitários. Por conveniência, cada cenário tem uma descrição útil de quantos hexágonos são precisos de cada tipo.

Exércitos e Miniaturas:

mm_pt_soldier mm_ef_canon 08

Os exércitos que vêm na caixa original são os aliados, representados por tropas americanas, e os nazis, com miniaturas de soldados, tanques e artilharia de ambas as fações. Dentro de todas as expansões, algumas delas são dedicadas a outras regiões da guerra e incluem outros exércitos e cenários que ocorreram nessas regiões. Além dos dois exércitos base, existe a expansão do Mediterrâneo com o exército Inglês, a expansão do Pacífico com o exército japonês e finalmente a expansão da Frente de Leste, que inclui o exército russo. Cada um dos exércitos tem mecânicas de jogo únicas, normalmente listadas nas regras de todos os cenários em que aparecem.

Além dos exércitos existem ainda outras unidades que podem ser adquiridas com expansões, como é o caso da expansão de unidades (Equipment Pack) que traz novas unidades que são usadas em alguns cenários, bem como aviões e combate aéreo com o lançamento da nova expansão de maio de 2019, New Flight Plan.

Modo Online:

A Days of Wonder, distribuidora do Memoir '44, tem disponível no seu site uma versão online do jogo para jogos internacionais. O jogo é 2D e permite jogar com jogadores de todo o mundo de forma assíncrona. Ainda não experimentei o modo online, mas juntamente com o jogo base vem um código para ter acesso ao modo online no site da Days of Wonder.

Componente Histórica:

Tenho imenso interesse pelo que aconteceu nas grandes guerras desde pequeno. Acho que é importante saber as coisas boas e más que aconteceram e o que o ser humano é capaz de fazer. Este jogo é uma janela que permite ver além dos resumos de história e dos documentários que vi. Cada cenário que vem incluído no manual de cada expansão vem com uma descrição histórica do terreno e da batalha que aconteceu. Também é referido o lado que estava em desvantagem e qual foi o desfecho da batalha real. Quando joguei os cenários do Dia D ficou claro para mim o nível de desvantagem dos aliados, que através dos números superiores de tropas, muitas delas acabando como carne para canhão, conseguiram assegurar uma região decisiva para a Europa.

Antes e depois das batalhas no tabuleiro os mais curiosos poderão procurar mais informação sobre a batalha em si e ganhar um nível de conhecimento superior sobre as batalhas da 2ª guerra mundial. Sendo eu um nerd orgulhoso, esta foi uma das maiores surpresas que tive com o Memoir, e algo que lhe assegurou certamente um lugar entre os meus favoritos.

Comentário final sobre o conteúdo:

Algumas das expansões parecem ser verdadeiramente difíceis de arranjar, inclusive expansões com cenários Overlord, que discutivelmente tornam o jogo mais inclusivo em grupos maiores, e dois livros cheios de cenários. Apesar de não afetar o jogo base, é um facto que o conteúdo não está todo disponível. Estou ansioso para experimentar as expansões com outros exércitos e o modo Overlord!

Classificação final: :star: 4.6/5 :star:

Preço: 47,90€

1 Like

Quando voltamos a jogar? :yum::heart:

1 Like

Quando me deixares comprar uma expansão :grin:

1 Like