Catedral de Notre-Dame sofre incêndio de grandes dimensões

#1

Na passada madrugada de 15 para 16 de Abril, a Catedral de Notre-Dame em Paris, França, foi parcialmente devastada por um incêndio que consumiu a totalidade do telhado e o pináculo do monumento medieval.


Foto: Reuters

O incêndio terá deflagrado pelas 18:50 (hora local), tendo demorado 15 horas a ser extinto, e a sua origem estará relacionada com os trabalhos de conservação em curso no monumento. Após a extinção do incêndio, especialistas afirmam que a estrutura principal da catedral, incluindo as suas torres, estará a salvo, bem como algumas das famosas relíquias religiosas guardadas na catedral. Um bombeiro ficou gravemente ferido, não se tendo registado mortos.

O governo francês já começou uma campanha de recolha de fundos para ajudar à reconstrução da catedral, tendo vários milionários já garantido mais de 300 milhões de euros para tal fim.

Fonte: JN

1 Like
(Guilherme Borges) #2

Uma pena… :frowning_face:

Felizmente os estragos parecem ser só no telhado, pelo que recuperar será muito mais “fácil” do que noutros casos. Pelo que ouvi, o telhado era maioritariamente do século XIX; às vezes vemos estes monumentos como inalterados durante a história, mas na realidade são muitas vezes renovados e alterados, pelo que este deve apenas ser mais um capítulo na sua longa história…

2 Likes
(Miguel Silva) #3

até cá foi assim, fica aqui uma imagem do mosteiro dos Jerónimos depois de um acidente no século 19:

2 Likes
(aníbal) #4

espétaculo @miguel_silva ! quem diria que é tão recente

1 Like