Desmantelada rede de tráfico humano em Aveiro

Gonçalo Rodrigues, diretor central de investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), revelou em comunicado à RTP que foi executada uma intervenção das autoridades, na sequência da investigação de uma rede de tráfico de mulheres, da qual resultou em 8 detenções e o resgate de 25 vítimas, 2 das quais seriam menores de idade.

A operação desenvolveu-se ao longo de quatro meses, um “tempo recorde” de acordo com o comunicado, que se focou na angariação rápida de provas para priorizar a libertação das vítimas, que segundo relatos estariam sujeitas a condições desumanas. As vítimas são maioritariamente do Leste da Europa.

Foi também detido o alegado cabecilha da rede de tráfico juntamente com 7 outros cúmplices, que estarão agora a aguardar em prisão preventiva para responder a crimes contra a humanidade, bem como branqueamento de capitais. Também de acordo com o diretor central de investigação do SEF, os suspeitos têm “bastantes antecedentes criminais” de acordo com autoridades internacionais europeias.

Fotografia “Anti Human Trafficking Day 2010” by thomaswanhoff com licença CC BY-SA 2.0