Esquentador ou Termoacumulador?

(Diana Pereira) #1

Vou comprar um apartamento e tenho opção para escolher entre um esquentador a gás e um termoacumulador elétrico. Qual é a melhor opção?

2 Likes

(Gonçalo Tomás) #2

Bem vinda ao Fórum Português!

Penso que a melhor opção depende de vários fatores. Para começar: vai precisar de água quente em mais que um lugar em simultâneo? Isto é, quer poder usar água quente enquanto alguém toma duche?

1 Like

(Diana Pereira) #3

Acho que não porque a casa onde estou agora usa esquentador a gás e já estamos habituados a não usar água quente enquanto alguem toma banho.

1 Like

(Gonçalo Tomás) #4

A razão porque perguntei é porque os esquentadores a gás tipicamente não têm caudal suficiente para aquecer água que saia em várias torneiras em simultâneo.

Sendo assim, qualquer uma das escolhas é válida. Existe um artigo do e-konomista que ajuda as pessoas a decidirem qual é a melhor opção; a EDP também tem um simulador que sugere produtos dependendo de vários fatores como o número de ocupantes, número de banhos em simultâneo, etc.

Não parece haver uma resposta universal para esta questão :slight_smile:

1 Like

(Diana Pereira) #5

Utilizei o simulador e o resultado para mim foi um esquentador. O construtor do apartamento que vou comprar diz que não compensa colocar um esquentador e que um termoacumulador sai mais barato. É verdade?

1 Like

(Joaquim Manuel Ferreira Tomás) #6

Sem sombra de dúvida, nem um nem outro. Bomba de Calor!

2 Likes

(Gonçalo Tomás) #7

Nem sempre. Os esquentadores a gás têm uma má reputação a nível de eficiência energética porque historicamente consumiam muito gás para aquecer água. Hoje existem os esquentadores termoestáticos, que permitem um controlo maior da temperatura da água, e são bem mais eficientes que os esquentadores mais antigos.

Bem vindo ao Fórum Português! De facto, a bomba de calor pode ser um excelente investimento a longo prazo, dependendo da eficiência do aparelho em questão. Apesar do seu custo inicial elevado, as bombas de calor são opções bastante interessantes para famílias numerosas ou se houver um consumo de água quente acima da média. De acordo com um artigo da Deco, o termoacumulador pode até ser a opção mais cara entre as 3 opções.

1 Like