Existem alternativas ao MBWAY?

(Gonçalo Tomás) #1

Há alguns meses criei um MBWAY ligado à minha conta bancária e tenho usado o sistema frequentemente para fazer pagamentos online com os cartões temporários, enviar e receber dinheiro, e fazer pagamentos em terminais contactless.

Até agora o sistema era gratuito, mas já li em vários sítios que o MBWAY irá começar a cobrar taxas por cada transação e se isso acontecer vou parar de usar o MBWAY. Existe alguma alternativa que ofereça as mesmas funcionalidades sem taxas?

1 Like

(Guilherme Borges) #2

Sim! Tenho usado bastante Revolut e só tenho a dizer bem.

É tudo feito na app para telemóvel, e é bastante fácil de usar. A conta pode ser carregada como uma compra online (introduzindo os dados do nosso cartão bancário), ou até pode ser carregada via transferência bancária (ainda não usei esta :slight_smile:).

Tem a funcionalidade de transferência de dinheiro entre amigos (desde que ambos com Revolut) tal como o MBWAY, e sem qualquer taxa. Também disponibilizam um cartão físico MasterCard (custa 6€, sem mensalidades) que pode ser usado em qualquer terminal Multibanco, e até para levantar dinheiro (neste caso apenas sem taxas até 200€/mês).

Por fim ainda é bastante útil para compras no estrangeiro, visto que não cobram quaisquer taxas de “Compras Estrangeiro”…

Qualquer dúvida cá estarei :wink:

2 Likes

(Gonçalo Tomás) #3

No meu caso uso com alguma frequência para enviar ou receber dinheiro entre amigos, mas uso o número de telemóvel para escolher o destinatário. Como é que funciona o envio de dinheiro pelo Revolut se for entre amigos? Também funciona com o número de telemóvel ou tem de ser de outra forma (e.g. email)?

1 Like

(Guilherme Borges) #4

Funciona por número de telemóvel, sim. Têm que ter ambos a aplicação (mais uma vez, não se paga para criar conta), mas dado que mais de 120 mil portugueses já têm a aplicação cada vez será mais fácil…

2 Likes

(Gonçalo Tomás) #5

Parece uma alternativa interessante!

E quando se faz alguma compra num país estrangeiro com moeda diferente? É igual aos outros cartões que aplicam uma taxa de câmbio?

1 Like

(Guilherme Borges) #6

A taxa de câmbio é aplicada no momento da transação, mas é apenas a taxa de câmbio, sem nenhum “encargo” extra do banco. Também dá para fazer a conversão a priori e ter dinheiro em várias moedas (pode ser útil fazer quando uma moeda está particularmente barata), e a Revolut depois escolhe essa moeda automaticamente ao fazer a compra.

2 Likes

(Gonçalo Tomás) #7

Só reparei agora que a conta tem de ser carregada! Então não existe ligação à conta do banco? Isso parece ser bastante útil para compras online, quase como o sistema MBNet :thinking:

A aplicação do telemóvel, está traduzida para português ou está tudo em “estrangeiro”? :slight_smile:

1 Like

(Guilherme Borges) #8

Sim, dá para usar tal e qual como um MBNet!

A aplicação tem tradução para português (desde que seja a linguagem do telemóvel nas preferências).

2 Likes

(João Pedro) #9

Partilharam esta ligação comigo:

Tenho conta Revolut e agora vou ter de preencher mais um anexo no IRS? Porquê? Tem alguma coisa a ver com o Revolut ser do Reino Unido?

Encontrei o N26 que parece ser uma boa alternativa alemã. Vocês confiam nisto?

1 Like

(Guilherme Borges) #10

Aparentemente não é verdade. O Revolut parece ter um estatuto equiparado ao mais antigo PayPal, funcionando mais como um “porta-moedas” do que como um banco.

Já o N26 é considerado como instituição bancária, o que pode significar que tem de ser declarado, sobretudo se tiver rendimentos nessa conta…

1 Like

(João Pedro) #11

Eu vi que o N26 parece ter uma licensa de entidade bancaria mas não consegui encontrar nada a dizer que dava para fazer depositos. Eles têm uma oferta chamada N26 Savings que parece ser isso, mas não está disponível em Portugal…

Mas se o N26 tem licensa bancaria e o Revolut não então o N26 devia ser mais de confiança certo?

1 Like

(Guilherme Borges) #12

Não me arrisco a dizer até que ponto ter ou não uma licença bancária ajuda à confiança ou não :wink:
Penso que serão ambos de confiança no que toca a “não roubar” o dinheiro que mete lá…

Mas a realidade é que a Revolut também se vai tornar um banco brevemente:

2 Likes

(Diana Pereira) #13

Acho que o PayPal lançou um serviço do género :slight_smile:

0 Likes

(Guilherme Borges) #14

Para informação, ficou estabelecido que não é preciso declarar a Revolut no IRS:

0 Likes