Facebook lança nova criptomoeda chamada Libra

Depois de algumas semanas de rumores sobre a possível criação de uma criptomoeda, o Facebook publicou hoje o site da sua nova criptomoeda, a Libra. O objetivo desta criptomoeda é permitir aos utilizadores comprar artigos e transferir dinheiro entre pessoas com taxas de transação muito baixas. O facebook conseguiu parcerias com imensas empresas, que incluem empresas de processamento de pagamentos como a VISA, MasterCard, PayPal e Stripe, mas também empresas de fornecimento de serviços: Uber, Lyft, Vodafone, Spotify e coinbase, entre outras.

Apesar do Facebook ser o maior investidor da moeda, a Libra foi fundada por um consórcio de investidores, que juntos formam a “Libra Association”, uma entidade independente do Facebook e onde todos os investidores têm algum poder de decisão. O consórcio estará responsável por fazer avanços tecnológicos e por gerir a blockchain da criptomoeda.

Há esperança para os utilizadores com receios de privacidade, já que o Facebook criou também uma empresa subsidiária chamada Calibra que será responsável por guardar os dados dos utilizadores separadamente do Facebook. De acordo com os comunicados avançados, o Facebook não pretende que os utilizadores possam ser alvo de anúncios baseados na sua utilização da criptomoeda.

O Facebook publicou um artigo (em inglês) que explica a identidade e objetivos da moeda, e está previsto o lançamento oficial da moeda no segundo semestre de 2020.

Notícia via TechCrunch

1 Like