Google suspende relações com a Huawei

A Google anunciou a ruptura de relações comerciais com a empresa chinesa Huawei, na sequência da declaração de emergência nacional por parte do presidente americano, Donald Trump impede assim as empresas americanas de negócios envolvendo troca de software e hardware com determinadas empresas estrangeiras.

A empresa chinesa usa o sistema operativo Android, da Google, em todos os seus dispositivos móveis. Com esta medida, a empresa perderá o acesso à Play Store, através da qual os utilizadores podem descarregar aplicações como o Youtube, Gmail e Chrome, software também da gigante americana.

A medida surge na sequência de vários conflitos comerciais entre EUA e China, incluindo a guerra sobre a colocação de torres 5G.

Notícia via Jornal de Notícias. Fotografia “Huawei Office Building” por Open Grid Scheduler / Grid Engine com licença CC CC0 1.0

Não me parece o fim do mundo para a Huawei. O mercado chinês por si só é gigantesco, por isso no limite é esse o impacto da decisão americana. A Aptoide, empresa portuguesa, certamente ficaria contente em fazer contrato com a empresa para substituir a Google Play.

Ainda assim é uma das marcas mais populares no resto do mundo… Lembro-me de há poucos anos terem aberto uma loja no Colombo, pelo que deverão ter investido bastante dinheiro mesmo na Europa. Veremos se a Google leva a melhor com a sua Play Store, ou se arranjam uma maneira de dar a volta à questão…