Música portuguesa dos anos 80/90

(Guilherme Borges) #1

Boas!

Recentemente tenho andado a revisitar o que se fez no panorama musical português nos idos anos 80 e 90. Deixo aqui alguns exemplos de músicas que associo a muitas (boas) recordações do passado.

Sintam-se livres de partilhar outras que vos sejam especiais! :slight_smile:

3 Likes

(Gonçalo Tomás) #2

Que tópico tão nostálgico!

Relembrar Madredeus fez-me suspirar a sério. Em particular, um album chamado Paraíso que os meus pais tanto gostavam de ouvir em casa. A voz angelical da Teresa Salgueiro é uma memória muito querida para mim. Um exemplo do album, “Haja o que houver”:

Não se pode falar em música portuguesa dos anos 80 sem falar nos Herois do mar:

E finalmente… Uma música com um refrão que ainda hoje é usada como provérbio:

1 Like

(Guilherme Borges) #3

Outra que deixei de fora… Mas é impossível lembrar-nos de todos no meio de tanta coisa boa… :slight_smile:

2 Likes

(Gonçalo Tomás) #4

Os GNR têm pérolas meio perdidas no tempo. Deixo aqui uma instrumental:

De certeza que ainda há muitas mais bandas por explorar… :slight_smile:

1 Like

(Guilherme Borges) #5

Muito bom! De facto muitas vezes só conhecemos o que se ouve na rádio, e perde-se tanta coisa boa. É como o rock progressivo do José Cid, que tão poucos conhecem :wink:

2 Likes

(Gonçalo Tomás) #6

Não sei se será batota, mas também temos o nosso Zeca Afonso! Não quis colocar aqui a mais famosa “Grândola, Vila Morena” porque quis dar a conhecer outros títulos deste ilustre cantor:

Depois temos esta do álbum Cantigas do Maio:

Mais o título “Vampiros”, que bem parece uma sátira da sociedade (ainda relevante)…

E mais Os Índios da meia praia :blush:

E finalmente “Venham Mais Cinco”, que é um clássico!

:ok_hand:

1 Like

(Gonçalo Tomás) #7

Ainda temos de fazer um tópico dedicado ao rock progressivo, que esse tema também tem muito para dar!!! :guitar: :musical_note:

2 Likes

(Guilherme Borges) #8

Verdade! Entretanto deixo aqui outro álbum da época, do Fausto. Uma mistura extraordinária entre rock e música popular portuguesa:

1 Like

(João Pedro) #9

@guilhermeborges parabens pelo excelente gosto não conhecia os trovante, espetacular! Muito orgulho da nossa musica!! :musical_note:

1 Like

(Gonçalo Tomás) #10

Em honra à memória da Dina, que faleceu ontem, mais um clássico:

1 Like

(Guilherme Borges) #11

@joaopedro Ainda bem que gostou!

Vou deixar aqui mais três do grupo em questão, músicas muito boas de facto:

1 Like